A origem dos Cupcakes

materia 1

Esse pequeno bolo tem origem no Reino Unido, onde são chamados até hoje de Fairy Cakes (bolo das fadas), tradicionalmente um bolinho de baunilha com cobertura de fondant, presente no clássico chá das cinco. O termo cupcake foi mencionado pela primeira vez no livro “Seventy-Five Receipts for Pastry, Cakes, and Sweetmeats” de Eliza Leslie, em 1828, publicado em Boston.

Em alguns livros e sites de gastronomia encontramos explicações divergentes tanto sobre a origem do bolinho quando ao nome que ele recebeu. Dizem que o nome deve-se a receita já que a mesma, na sua origem, era medida em cups (xícaras), outras fontes afirmam que o nome vem do tipo de forminha utilizada para assar os bolinhos, antigamente utilizavam-se latinhas que tinham formato semelhante a cups (xícaras).

Suposições à parte, pode-se afirmar concretamente que os cupcakes causaram uma revolução na confeitaria – ao mesmo tempo que eram fáceis de assar (pois eram levados aos fornos em pequenos recipientes) – eles introduziram o costume de utilizar medidas específicas em receitas, padronizando a forma de fazer bolos e fazendo com que as mesmas fossem passadas de mão em mão com mais eficácia.

Fonte: Arte do Chefe

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.